Paranaíba investe mais de R$ 1 milhão de recursos próprios em iluminação pública com lâmpadas de led

Primeiro bairro atendido está sendo o Daniel V. A gestão adquiriu 3.200 lâmpadas

Por Maria Lúcia Fernandes 14/10/2021 - 17:40 hs
Foto: Otávio Armando

A Prefeitura de Paranaíba começou, no último dia 04, a troca das lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de led no Daniel V, com a perspectiva de terminar dentro desta semana. Serão trocadas de aproximadamente 140 luminárias de led e todas têm garantia de cinco anos. Qualquer defeito apresentado elas serão encaminhadas para o fornecedor prepará-las e enviá-las novamente.

 

Segundo o Diretor do Departamento de Iluminação Pública, Vinícius Murta, para haver a instalação de uma lâmpada de sódio é preciso instalar o braço, luminária, lâmpada, o soquete, os fios, o reator e a fotocélula. “Agora será inserido o braço, colocar a luminária que já vem com a base para o relé, vamos colocar o relé na luminária e interligá-la na rede elétrica de baixa tensão”, explicou Vinícius.

 

Ainda segundo Murta, a iluminação pública vai sair de uma lâmpada de temperatura de cor de 2.000k para uma temperatura de 5.000k, ou seja, da cor amarela para a branca, gerando mais claridade e nitidez para as ruas da cidade. Foram adquiridas 2 mil lâmpadas para ruas, 1.200 lâmpadas para avenidas totalizando 3.200 lâmpadas. Aproximadamente 20% das lâmpadas de rua serão substituídas e praticamente 100% das avenidas receberão as luminárias de led.

 

Estarão sendo feitas as trocas de lâmpadas de vapor de sódio, 70w, vida útil média de 24.000 horas, temperatura de cor de 2000K, dos reatores eletromagnéticos para lâmpadas de descarga a vapor metálico 70w e as lâmpadas de vapor de sódio, 250w, vida útil média de 24.000 horas, temperatura de cor de 2000K e reator eletromagnético para lâmpadas de descarga a vapor de sódio 250w por luminárias de led para iluminação pública, com potência de 90w, temperatura de cor 5000K, vida útil 66.000 horas e garantia mínima de 5 anos.

 

A energia consumida pelo conjunto lâmpada e reator de 70W fica em torno de 84W e sendo instaladas as luminárias de led com potência de 30W a economia por poste de rua fica em torno de 60%. A energia consumida pelo conjunto lâmpada e reator de 250W fica em torno de 280W, sendo instaladas luminárias de led com potência de 90W a economia por poste de rua também ficará em torno de 60%.

 

Segundo a Secretária de Finanças e Planejamento, Fernanda Queiroz, o investimento foi de R$ 1,2 mi com recursos próprios adquiridos através do pregão. “Estamos trabalhando em uma gestão responsável e sendo o mais eficaz possível”, afirmou a secretária.

 

A Secretária de Obras, Milene Nagliati, afirmou ser possível em três anos a substituição de 100% das luminárias em Paranaíba e disse que irão trabalhar com a equipe de governo “para que todos os bairros recebam a iluminação, que vai iniciar no bairro Daniel V com 20% das luminárias de rua da cidade sendo substituídas”.

 

Por Stella Gonsalves